terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Qual açúcar liberado na Dieta Low Carb?



Qual açúcar liberado na Dieta Low Carb?

Todo mundo conhece o açúcar branco, refinado e o cristal. Mas existem também outros tipos de açúcares como o orgânico, demerara, mascavo, etc. Esses são açúcares menos refinados. Mas será que podem ser utilizados na Dieta Low Carb?

O açúcar é retirado da cana-de-açúcar, formado de glicose e frutose que vai formar a sacarose, famoso açúcar de mesa. Por exemplo, o açúcar cristal é refinado e tem a mesma coisa: sacarose.

Nós sabemos que a glicose alta no sangue aumenta a insulina e atrapalha o emagrecimento, assim como a frutose que está no sangue vai para o fígado e vira gordura. O açúcar branco, de mesa, refinado ou cristal causam altos picos glicêmicos, insulinêmicos e não podem ser utilizados na dieta, pois será prejudicial no seu emagrecimento.

Agora vamos falar do açúcar mais integral de todos: o açúcar mascavo. O açúcar mascavo é feito diretamente do caldo da cana, do melado. Esse açúcar não vai ter só sacarose, vai ter alguns minerais, vitaminas, cálcio, ferro, etc.

Mas existem dois problemas: o primeiro é que esse açúcar pode estar contaminado por fungos, pois juntam aquele monte de açúcar na fazenda e deixam lá por muito tempo, podendo gerar fungos e contaminação. O segundo problema é porque tem a sacarose, que vai aumentar o índice glicêmico e insulinêmico. Então mesmo que seja o mais integral de todos também não pode ser utilizado na Dieta Low Carb.

Um açúcar que entrou na moda é o açúcar Demerara que é simplesmente o açúcar mascavo um pouco mais processado, só que sem químicas. Mas não poderá ser utilizado na Low Carb devido a sacarose também.

O açúcar orgânico é uma cana-de-açúcar que é produzida sem aditivo químico, mas também tem a sacarose, ou seja, não vai poder utilizar.

Podemos citar também o açúcar de coco. Onde propagandas alegam que esse açúcar é muito bom e que pode ser usado até por diabéticos, etc. Mas é puro marketing, esse açúcar é muito rico em sacarose e pode atrapalhar o seu processo de emagrecimento.

Recapitulando, você não poderá utilizar nenhum açúcar derivado da cana-de-açúcar. Durante a Dieta Low Carb você terá que usar apenas adoçantes naturais: Xilitol, Eritritol, Stévia, Taumatina, etc. Com esses adoçantes e todos os alimentos corretos você vai conseguir ter ótimos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário