quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Quais os adoçantes liberados na Dieta Low Carb?



Quais os adoçantes liberados na Dieta Low Carb?

Será que os adoçantes podem ajudar no seu emagrecimento? A resposta é sim, você pode utilizar adoçantes durante a Dieta Low Carb, fazer doces, receitas, etc. Porém, apenas os adoçantes naturais.

Pessoas que fazem dietas utilizando adoçantes químicos podem engordar novamente depois que saem da dieta. Isso porque o adoçante químico causa resistência a insulina, compulsão alimentar e leva ao efeito sanfona.

Vamos começar a falar da Stévia, o adoçante mais barato que você vai encontrar e de mais fácil acesso. É feita a partir de um fitoterápico, uma folha que você pode comprar e fazer o próprio chá em sua casa. A Stévia pode ser utilizada na Dieta Low Carb, além de ser liberada também para fazer receitas e aquecer.

Outra característica da Stévia é que esse adoçante natural é trezentas vezes mais doce que o açúcar, então poucas gotas já adoçam. Por isso, se você colocar em excesso no alimento ele poderá ficar amargo devido a ser extremamente doce.

Agora vamos falar do Xilitol e do Eritritol que são dois adoçantes parecidos que você pode utilizar pois ambos são moléculas de álcool com um carboidrato junto. Só que o álcool não é etanol e o carboidrato é uma fibra que passa direto no organismo, ou seja, tanto o Xilitol quanto o Eritritol não são absorvidos.

O Xilitol ainda consegue ser um pouco mais absorvido e tem algumas calorias, mas como você já sabe na Dieta Low Carb isso não faz diferença nenhuma, pois nossa dieta é alta em calorias. O importante é ser baixa em carboidrato e manter a insulina baixa também.

Então o Xilitol pode ser consumido, não aumenta a insulina e é retirado do milho, isolado para ser utilizado como adoçante, podendo ser usado em receitas e preparações variadas. O único problema do Xilitol é que ele é mais caro, mas para fazer o seu adoçante Xilitol render você pode colocar uma colher de Xilitol e algumas gotinhas de Stévia, um irá equilibrar o outro. O único efeito colateral do Xilitol é que se for usado em grande quantidade poderá soltar o seu intestino.

O Eritritol é a mesma coisa: em excesso pode soltar o intestino, também não é absorvido, é praticamente zero caloria, possui baixo índice glicêmico e baixo índice insulinêmico. Uma boa dica é que você também pode unir o Eritritol com a Stévia.

Além desses três adoçantes que são mais conhecidos existe também a Taumatina, que por ser relativamente nova no Brasil, ainda não tem disponível em muitos lugares. Você pode encontrar ela com outros adoçantes, mas na verdade a Taumatina é o melhor adoçante de todos.

A Taumatina é retirada a partir de uma fruta africana e isolada. É uma proteína que tem o poder de nutrir e adocicar, inclusive não vai amargar o seu alimento igual a Stévia, mas sim realçar o sabor do alimento. Por ser muito doce, você deverá usar uma quantidade menor desse adoçante.

Todos esses adoçantes naturais, Stévia, Xilitol, Eritritol e a Taumatina, não podem ser utilizados com adoçantes químicos. Muitas vezes você pode achar essas combinações, mas só poderá combinar se for apenas adoçantes naturais. Esses adoçantes naturais são o caminho para você comer doces e perder peso.

Existem outros adoçantes naturais que também podem ser utilizados na dieta, assim como podem aparecer novos. Por isso fique ligado aqui no nosso blog para conhecer todos eles.



Nenhum comentário:

Postar um comentário