terça-feira, 7 de março de 2017

Quem não tem vesícula pode fazer a Dieta Low Carb?

Primeiro eu quero salientar que as pessoas que não tem vesícula podem sim fazer a Dieta Low Carb, elas só precisam que seja feita uma adaptação para que o fígado se adapte a quantidade de gordura que irão consumir.

Pra quem não sabe a vesícula é um reservatório de sais biliares, que é produzido no fígado, e tem a função de ser liberado no intestino sempre que você come gordura ajudando a digeri-las.

Quando a pessoa não tem a vesícula, os sais biliares são produzidos e liberados diretamente pelo fígado, assim a quantidade liberada é menor e isso pode levar a pessoa a sentir mal estar, problemas digestivos e enjoos quando se alimenta com gordura.

Como a Dieta Low Carb é High FAT ou seja, Alta em Gordura, uma pessoa com este tipo de problema tem que ter a dieta adaptada para que possa fazê-la sem sofrimentos.

Existem algumas pessoas que mesmo sem a vesícula não tem nenhum problema digestivo, pois o fígado dá conta do recado, mas existe um outro grupo, que precisa que a dieta seja adaptada para que ela possa ir acostumando o fígado a digerir cada vez mais gordura e também descubra o seu limite de ingestão de gordura diário sem passar mal por causa disso.

O processo de adaptação é feito através da inclusão gradual da gordura na alimentação, aumentando semanalmente até fazer o fígado se adaptar ou descobrir qual é o limite máximo de gordura que aquela pessoa pode comer em uma dieta low carb.

Quando uma pessoa tem este tipo de problema de saúde, ou outros, o melhor é ter um acompanhamento profissional, que pode fazer toda a diferença e inclusive pode-se até prescrever os próprios sais biliares manipulados para ajudar na adaptação do organismo a dieta. 


2 comentários:

  1. Acho que o maior problema e achar um profissional atualizado. O último me receitou estatinas

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Não tenho vesícula à 8 anos e peguei aflição de fazer exercício físicos em gym pq não me recupero! Fico cada dia mais cansada até "desmontar" no colchonete e não ter energia nem pata virar o olho!! Já fui ao meu médico e ele me olhou e exclamou :" que estranho... não tem relação...vc esta se alimentando direito? " e aí eu descrevo minha alimentação e ele não consegue detectar o porquê do meu problema. Percebi tb que, fazendo j. I. aliado a low carbo eu não estou emagrecendo (pois engordei por relaxo)!! Desinchei, porém está um verdadeira luta perder gramas!! Ninguém orienta a contento.
    Obrigada

    ResponderExcluir