sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Farelo de aveia é Low Carb?

Muitas pessoas tem dúvidas se o farelo de aveia pode ou não ser utilizado em dietas de emagrecimento. Os que acham que não pode, usam como argumentos que ele é derivado de um cereal e que contém glúten.

Bom, vamos lembrar um pouco da base teórica de uma dieta low carb. Basicamente é uma dieta com alimentos que não alterem a insulina no sangue, pois quando a insulina sobe, o corpo para de queimar gordura e começa a armazenar.

Se comermos alimentos de baixo índice glicêmico, a insulina permanece baixa e o corpo começa a queimar gordura como forma de energia!

Assim a melhor forma de saber se um alimento é ou não Low Carb é através do seu índice glicêmico ou insulinêmico.

O farelo de aveia, assim como a própria aveia flocos grossos ou laminada, tem índice glicêmico baixo, e por isso é sim liberado em dietas de emagrecimento.

O dukan já sabia disso, e por isso recomendava todos os dias na sua dieta o consumo de farelo de aveia.

Pra quem não sabe, o farelo de aveia é a fibra da aveia, e só isso. Esta fibra é rica em beta-glucanas, um tipo de fibra solúvel responsável pelos benefícios que a aveia tem pra saúde que já é documentado por centenas de estudos científicos.

A questão do glúten é mais tranquila ainda, pois em sua origem a aveia não tem glúten. Mas por ser processada junto com o trigo, ela acaba adquirindo por contaminação.

Como existe uma lei que obriga qualquer produto alimentício que possa ter até cheiro de glúten dizer isso em seu rótulo para garantir a saúde dos celíacos, assim é feito com a aveia e seus derivados.

Mas a quantidade de glúten que tem é quase zero, e para pessoas não celíacas, não faz nenhum mal. Mesmo aquelas que possam ter algum tipo de intolerância leve quando comem o trigo, quando comem a aveia em sua maioria não tem nenhum tipo de reação.

E se mesmo assim você tiver problemas pode comprar o farelo de aveia zero glúten, que já tem pra vender na internet e nas melhores lojas de produtos naturais.

Atualmente eu costumo recomendar mais o farelo de aveia do que a aveia flocos grossos, e por um motivo muito simples: para garantir o baixo índice glicêmico do produto. A indústria alimentícia não é brincadeira e o que tem de aveia em flocos por aí dizendo que é integral mas na verdade não é, não está no gibi.

Após o processo de retirada da fibra a indústria faz a aveia em flocos e a farinha de aveia, estas que por estarem sem a presença da fibra ficam com o seu amido disponível para absorção, o que aumenta o seu índice glicêmico e deixam estes produtos fora de uma dieta low carb!

Para garantir que você não está comprando lobo por lebre, compre o farelo de aveia, ele é garantido ter baixo índice glicêmico e ainda tem vários benefícios para sua saúde como:

Traz Saciedade por sua grande quantidade de fibras que formam um gel no intestino estimulando o organismo a liberar hormônios de saciedade.

Este gel ainda ajuda a regular o transito intestinal e também serve como alimento para uma flora saudável.

O farelo de aveia também ajuda na diminuição da glicose e do colesterol sanguíneos e aumenta a sensação de bem estar por ser rico em triptofano e vitaminas do complexo B

Nenhum comentário:

Postar um comentário