Farelo de aveia é liberado para emagrecimento

14:23:00

Muitas pessoas tem dúvidas se o farelo de aveia pode ou não ser utilizado em dietas de emagrecimento. Os que acham que não pode, usam como argumentos que ele é derivado de um cereal e que contém glúten.

Bom, vamos lembrar um pouco da base teórica de uma dieta low carb. Basicamente é uma dieta com alimentos que não alterem a insulina no sangue, pois quando a insulina sobe, o corpo para de queimar gordura e começa a armazenar.

Se comermos alimentos de baixo índice glicêmico, a insulina permanece baixa e o corpo começa a queimar gordura como forma de energia!

Assim a melhor forma de saber se um alimento é ou não Low Carb é através do seu índice glicêmico ou insulinêmico.

O farelo de aveia, assim como a própria aveia flocos grossos ou laminada, tem índice glicêmico baixo, e por isso é sim liberado em dietas de emagrecimento.

O dukan já sabia disso, e por isso recomendava todos os dias na sua dieta o consumo de farelo de aveia.

Pra quem não sabe, o farelo de aveia é a fibra da aveia, e só isso. Esta fibra é rica em beta-glucanas, um tipo de fibra solúvel responsável pelos benefícios que a aveia tem pra saúde que já é documentado por centenas de estudos científicos.

A questão do glúten é mais tranquila ainda, pois em sua origem a aveia não tem glúten. Mas por ser processada junto com o trigo, ela acaba adquirindo por contaminação.

Como existe uma lei que obriga qualquer produto alimentício que possa ter até cheiro de glúten dizer isso em seu rótulo para garantir a saúde dos celíacos, assim é feito com a aveia e seus derivados.

Mas a quantidade de glúten que tem é quase zero, e para pessoas não celíacas, não faz nenhum mal. Mesmo aquelas que possam ter algum tipo de intolerância leve quando comem o trigo, quando comem a aveia em sua maioria não tem nenhum tipo de reação.

E se mesmo assim você tiver problemas pode comprar o farelo de aveia zero glúten, que já tem pra vender na internet e nas melhores lojas de produtos naturais.

Atualmente eu costumo recomendar mais o farelo de aveia do que a aveia flocos grossos, e por um motivo muito simples: para garantir o baixo índice glicêmico do produto. A indústria alimentícia não é brincadeira e o que tem de aveia em flocos por aí dizendo que é integral mas na verdade não é, não está no gibi.

Após o processo de retirada da fibra a indústria faz a aveia em flocos e a farinha de aveia, estas que por estarem sem a presença da fibra ficam com o seu amido disponível para absorção, o que aumenta o seu índice glicêmico e deixam estes produtos fora de uma dieta low carb!

Para garantir que você não está comprando lobo por lebre, compre o farelo de aveia, ele é garantido ter baixo índice glicêmico e ainda tem vários benefícios para sua saúde como:

Traz Saciedade por sua grande quantidade de fibras que formam um gel no intestino estimulando o organismo a liberar hormônios de saciedade.

Este gel ainda ajuda a regular o transito intestinal e também serve como alimento para uma flora saudável.


O farelo de aveia também ajuda na diminuição da glicose e do colesterol sanguíneos e aumenta a sensação de bem estar por ser rico em triptofano e vitaminas do complexo B

You Might Also Like

10 comentários

  1. Puxa, eu achava que farelo de aveia nao era lowcarb. Bom saber!
    Obrigada Dr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "Dr. Souto" é nutricionista? Se não for, ela não tem que discordar. No máximo de for nutrólogo.

      Excluir
    2. Não, ele não é nutricionista, mas a questão aqui não é ser baixo carboidrato, precisa também ter baixo índice glicêmico, o que a aveia não tem, segue a explicação dada por ele, e o link do blog onde ele explica essa questão. "Existe um conceito chamado índice glicêmico. Índice glicêmico nada mais é do que uma comparação de o quanto diferentes alimentos elevam a glicose no sangue quando comparados à uma solução de glicose pura. Neste índice, a glicose pura tem um escore 100. Vejamos o índice glicêmico de alguns alimentos (clique em cada um deles para a referência bibliográfica):

      Açúcar de mesa (sacarose) ................. 65
      Pão branco .......................................... 75
      Pão integral ......................................... 77
      Batata branca ...................................... 98
      Aveia (mingau) .................................... 82
      Aveia Quaker crua, pura ..................... 60
      Arroz Branco ....................................... 89
      Arroz integral ....................................... 66
      Massa (espaguete) ............................... 64
      Milho verde ......................................... 62
      Feijão preto ......................................... 30
      Feijão (outra fonte) ............................. 48

      A sacarose (açúcar de mesa, o pó branco) é metade glicose e metade frutose, daí o fato de seu índice glicêmico ser 65 e não 100 (glicose pura).

      Observe o seguinte: com exceção do feijão, todos os outros "carboidratos complexos" aumentam a glicose no sangue tanto ou MAIS do que a mesma quantidade de açúcar puro. Observe ainda que o pão integral é PIOR do que o pão branco, que é PIOR do que o açúcar."
      http://www.lowcarb-paleo.com.br/search?q=aveia

      Excluir
    3. Olá Silvana. Veja que eu falei do FARELO de aveia. Não da aveia que faz mingau, nem a AVEIA QUAKER crua. A diferença é muito simples: O farelo é só a fibra da aveia e por isso tem baixo índice glicêmico, diferente destas aveias em flocos por aí que tiveram a fibra retirada e por isso tem de médio a alto índice glicêmico.

      Excluir
    4. Sim, não sou profissional da área, porem você colocou no corpo do texto o seguinte paragrafo. "O farelo de aveia, assim como a própria aveia flocos grossos ou laminada, tem índice glicêmico baixo, e por isso é sim liberado em dietas de emagrecimento." Logo ficou parecendo que tudo derivado da aveia estava liberado. Bem diferente desta afirmação que colocarei a segui, de outro texto sobre o assunto. 'O farelo de aveia é feito a partir da casca do grão de aveia. Por isso ele contém alto teor de fibras, mas não muitos carboidratos. A Dieta Dukan é do tipo low-carb, ou seja, o consumo de carboidratos é bem baixo. Justamente por isso, o farelo de aveia é recomendado." (retirado daqui: http://aveia.net.br/o-farelo-de-aveia-e-realmente-necessario-na-dieta-dukan/)

      Excluir
    5. Mas não é. Você não deve saber mas Aveia de FLOCOS GROSSOS ou LAMINADA, são aveias mais próximas do GRÃO da própria aveia, que tem muitas fibras, e isto diminui o índice glicêmico delas. Já a aveia em flocos comum e a farinha, tem a sua fibra retirada, e essas sim tem ALTO IG.

      Excluir
  2. adorei saber..pois tenho prisão de ventre..e ela ajuda muito, estava na duvida se podia consumir. muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Poxa ,que bom saber disso,pois muitos sites dessa dieta condenam a aveia e eu gosto tanto de um mingauzinho de farelo de aveia fiquei feliz,kkk

    ResponderExcluir
  4. Rapa fica dando palpite sem ter conhecimento. Tô contigo doutor

    ResponderExcluir