Contar calorias x Contar carboidratos - Esqueça tudo isso!

08:20:00

Isso mesmo, na verdade você não precisa fazer nenhum dos dois. E isso é bem legal, não é? A não ser que você realmente goste muito mesmo de fazer contas... (diferente de mim e do Calvin...)

Contar calorias para dietas de emagrecimento é o método mais antigo e mais ineficiente de perder peso. Além de fazer as pessoas passarem um bocado de fome. Por isso, adivinha? Você não precisa mais fazer isso!

Atkins, foi quem trouxe de uma forma revolucionário (na época) a idéia de contar carboidratos para as dietas. Afinal se apenas os carboidratos alteram a resposta insulínica que estimula o corpo a armazenar gordura, basta controlar seu consumo e tudo dará certo no final!

Bom o seu pensamento estava muito certo, e até hoje está. Mas hoje nós já sabemos mais a respeito dos alimentos e sobre o efeito que eles tem na resposta insulínica. É o famoso índice glicêmico.

Alimentos de baixo índice glicêmico não alteram a resposta insulínica, assim não estimulam o corpo a armazenar gordura, logo não atrapalham seu sonho de ficar fitness... E tem mais, eles ainda permitem que o corpo queime gordura como forma de energia! Parece perfeito não é mesmo? E realmente é!

Já os alimentos de alto índice glicêmico, estimulam o corpo a liberar altas quantidade de insulina no sangue, levando o organismo a parar de queimar gordura e começar a armazena-la... Resumindo? Esqueça o sonho de entrar naquele vestido.

Assim é importante ter em mente que os alimentos são muito mais do que calorias ou carboidratos... Os alimentos são um "entrelaçado" de vários nutrientes que podem lhe fazer bem ou não, dependendo dos seus objetivos. Conhecer a função do alimento é muito mais importante do que saber a química molecular dele. Daí nasceu a Nutrição Funcional. E por isso eu trabalho com a Low Carb Funcional...

Ai você me pergunta: Mas quais são os alimentos de alto índice glicêmico e os de baixo índice glicêmico... Bom é uma ótima pergunta, mas deixarei para uma próxima postagem!


Até daqui a pouco,
Tury


You Might Also Like

0 comentários