Como sair do platô da perda de peso?

18:58:00

Hoje vou falar sobre um assunto que o pessoal da Comunidade no Facebook sempre pergunta: Parei de perder peso, o que faço para sair do platô?

Primeiro é importante afirmar que o famoso "efeito platô" é perfeitamente normal na perda de peso. Chega uma hora que o seu corpo por questões fisiológicas já não permite mais a queima de gordura da mesma forma que antes, e o emagrecimento  acaba estacionando, mesmo você fazendo a dieta toda direitinho.

Em segundo lugar, estas estratégias devem ser utilizadas somente por quem faz a dieta Low Carb, ou seja, a pessoa deve estar cetoadaptada, que quer dizer que o seu organismo deve estar adaptado a queimar gordura como forma de energia.

ENTÃO REPETINDO: AS ESTRATÉGIAS AQUI ENSINADAS SÓ DEVEM SER UTILIZADAS POR PESSOAS QUE FAZEM A DIETA LOW CARB E MESMO ASSIM NÃO PERDEM PESO.

Ai que entram as estratégia para sair do platô. Vou falar das principais:

Jejum Intermitente

Uma vez por semana, repetindo, apenas uma vez por semana, você pode dar um "choque" no seu metabolismo fazendo um jejum. Mas como ele funciona?

1º - Jejum de 18 horas

Almoce normalmente e não coma mais nada. Pode beber água e tomar vitaminas se quiser (principalmente complexo B é interessante), mas não coma mais nada até o outro dia de manhã. Quando você poderá fazer a sua refeição matinal e voltar a comer normalmente. 

Faça uma vez por semana por vários meses.

Depois que este "choque" não fizer mais efeito e o seu organismo já estiver bem adaptado a este jejum de 18 horas, você pode passar a fazer o de 24 horas, da seguinte forma:

2º - Jejum de 24 horas

Você almoça normalmente e só vai comer alguma coisa no almoço do outro dia.

IMPORTANTE: Só pratique este jejum depois que já estiver bem adaptado ao de 18 horas.

O resto é o mesmo esquema, deve beber água e se quiser pode tomar vitaminas também durante o jejum, mas nada de comida, nem sucos, nem sopas, etc!

Lembrando, é para fazer isso semanalmente! Não inventem variações próprias que poderão prejudicar a saúde de vocês.

Quando os jejuns já não estiverem fazendo efeito você terá que começar a modificar a sua dieta:

- As quantidade calóricas de uma clássica dieta low carb é: 60% de Gorduras; 20% de Proteínas e 20% de carboidratos na forma de verduras e fibras. Então, outra coisa que você pode fazer junto com o jejum é passar a sua dieta para 90% de gorduras e 10% de proteínas.

2º - Se nada disso funcionar, você ainda poderá modificar mais a dieta, e terá que diminuir a quantidade de comida para 1500 calorias por dia, dependendo da sua dieta anterior, ainda em 90% de gordura e 10% de proteínas, e ainda fazendo o jejum intermitente semanal, para poder sair do platô. Isso pode cair até 1000 calorias.

Agora o mais importante: Estas dicas todas podem ser otimizadas por um profissional qualificado. Na dieta Low Carb pequenos detalhes fazem muita diferença! Não arrisque a sua saúde, procure sempre acompanhamento profissional!

Até a próxima!
Turí


You Might Also Like

20 comentários

  1. Ola dr!
    Sera q nesse jejum posso tomar cafe puro, s acucar eh claro, s adocante????
    E tbem sera q vc poderia montar um prato c as devidas 60 porc, 20 e 20 de cada um, gord, carb e proteina?
    E o q eu poderia comer em 90 porc de gord e 10 de proteina???
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shauna, eu não recomendo café de nenhuma forma, muito menos no jejum.

      Pra eu fazer isso pra vc só mesmo em um atendimento.

      abs
      Tury

      Excluir
    2. Ok!!!
      Sera q poderia me dizer o q tem contra o cafe????
      Pelo menos...
      Obrigada

      Excluir
    3. Vou responder isso no próximo vídeo, Shauna. É uma ótima questão e sempre me fazem esta pergunta ;)

      abs
      Tury

      Excluir
    4. Shauna, como o aplicativo de vídeo que eu usava está com problemas, fiz uma postagem sobre o assunto. abs

      Excluir
  2. Boa noite Dr. Estava vendo seu comentário sobre "dia do lixo" e uma coisa na minha cabeça de gordo me deixou triste: Entrar no estilo Low Carb significa que eu nunca mais deveria comer coisas como um brigadeiro, um pouco de sorvete ou mesmo um bolo de festa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Fernando. Na dieta de manutenção, você poderá sair uma vez ou outra sim. Mas depois que já estiver conseguido o peso ideal e sempre controlando a frequência e a quantidade.

      Excluir
  3. Bom dia Tury!
    tenho 38 anos e sempre fui muito magra, e descobrir que estou com Hipotireoidismo e engordei de 49 para 68 quilos. Comecei a usar o levotiroxina e os sintomas continuam, então meu médico me passou uma dieta e mandou que eu fizesse exercícios físico, para a minha tristeza só consegui perder 200g e mantive então comecei a diminuir cada dia mais as a calorias das minhas refeições torno de 1000 calorias por dia e fiquei mais triste, correndo 1h por dia de segunda á domingo. Até que vi seus vídeos e resolvi tirar o glutem diminuir o leite e o açúcar então consegui perder 3,600 quilos mais já fazem alguns dias que estacionei e sá estou mantendo o peso. Tenho a minha altura é 1.63m de altura e gostaria muito que você me desce uma ajudinha preciso perde só mais 7 quilos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, isso é normal no hipotiroidismo. O ideal seria um tratamento suplementar a dieta para acelerar seu metabolismo. Onde você reside?

      Excluir
    2. Olá Dr Tury bom dia quero agradecer pela atenção, então eu moro em Mauá ABC São Paulo.
      Quero lhe parabenizar pelo seus vídeos pois tem ajudado á mim, e a outras pessoas obrigada!

      Excluir
  4. E só mais uma pergunta quem tem hipotireoidismo pode comer tapioca, brócolis, couve, jiló, couve flor e a família da mesma, posso comer caldo de mocotó e qual a melhor hora quantas calorias eu devo comer ao dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tapioca não, pois tel alto índice glicêmico. Você tem que evitar todos os alimentos de alto índice glicêmico. Acabei de fazer um vídeo falando da maioria deles, depois dê uma olhada. Os resto que vc citou pode comer. Se tiver fazendo a dieta com os alimentos certos não precisa se preocupar com a quantidade de calorias.

      Excluir
    2. Olá Dr Tury bom dia quero agradecer pela atenção, então eu moro em Mauá ABC São Paulo.
      Quero lhe parabenizar pelo seus vídeos pois tem ajudado á mim, e a outras pessoas obrigada!

      Excluir
  5. Boa noite Dr. Tury. Estou fazendo a dieta paleo há um ano, mas comecei a controlar as calorias depois de consulta com nutri paleo no inicio deste ano. Não consumo laticinios nem industrializados, almoço e janto em torno de 100 g de carne em cada refeição,, saladas variadas (couve, alface, rucula, abobrinha). deixei de tomar o café gordo. Uso apenas a gordura natural dos alimentos (não dá a proporção de 60% das calorias, porém anteriormente já havia testado isso). Estou tomando kefir de água. Peso 92 kg, mas meu peso até 2012 era de 78. No início da paleo cheguei a pesar 98 kg, mas nos ultimos 4 meses, por mais restritiva em calorias que seja a minha dieta, continuo com o mesmo peso. Colesterol, triglicerideos estao ótimos, fiz exames hormonais e estou repondo testosterona que estava zerada por causa da pílula (parei de tomar em janeiro/15). Já fiz JI de 16-18 horas. Faço muay thai 2 x por semana e corro de 3 a 4 x por semana. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Para eu te ajudar melhor vc teria que se tornar cliente vip do site.

      Abs

      Excluir
  6. Dr Tury, na primeira semana de LCHF paleo, perdi 2,5, acredito que água e glicogêncio, após essa primeira semana passaram 01 mês e só emagreci 2,5 kg em um mês.. comendo até 30 gramas de carbo liquidos... Não sei o que posso fazer..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No geral seu emagrecimento não está ruim, mas se quiser acelerar você pode ver mais dicas para sair do platô em www.emagrecebrasil.org

      Excluir
  7. A vitamina vque você fala que pode seria uma fruta batida com leite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que a vitamina a que o Dr se refere n seja um alimento em sí,pq se é jejum vc n pode consumir nada,se ele não recomenda nem café puro,o que dirá de vitaminas,creio que ele se refere a vitaninas do complexo B,vitamina C,etc,que n tem calorias e não interferem nos processos de jejum.Veja bem que ele frisa neste mesmo parágrafo:nada de comida,nem sucos nem sopas(se é anda então não é vitamina de frutas,é complexo vitamínico mesmo,espero ter ajudado.

      Excluir
    2. São as do complexo B, principalmente a Riboflavina e a Niacinamida. Pode também Picolinato de Cromo.

      Excluir