O que é a Dieta Paleolítica

14:42:00

Hoje vou falar aqui da dieta Low Carb do momento no Brasil. A Dieta Paleolítica. Ela é uma ótima dieta para quem quer perder peso e manter um estilo de vida saudável. Baseada na retirada de todos os produtos industrializados / refinados da alimentação, laticínios, cereais e grãos. Seus principais defensores afirmam que nosso DNA foi moldado sobre influência dessa dieta, e por isso até os dias de hoje é a esta dieta que o nosso organismo está corretamente adaptado.

A retirada dos produtos refinados da alimentação mantém os níveis de insulina constantes, estimulando a queima de gordura. Ao cortar os industrializados  você desintoxica o seu organismo e a retirada dos grãos e dos laticínios  evidencia ótimos benefícios para pessoas que tem intolerâncias alimentares.

Além de vários benefícios para saúde, para perda de peso ela também é muito eficiente. Naturalmente o nosso organismo foi programado para usar a gordura como forma de energia. Assim acontece nas populações isoladas até hoje que não se alimentam de produtos refinados, laticínios e grãos. A queima de gordura só é paralisada quando acontecem os picos de insulina, altamente inflamatórios, que são estimulados pela alta do açúcar no sangue provocada principalmente pelo consumo de açúcar, farinhas refinadas, leite, etc.

Assim como todas as dietas low carb agem no emagrecimento, o principal benefício desta dieta está em manter os níveis de insulina sempre constantes. Sem os picos inflamatórios de insulina que causam diversos males ao organismo, entre eles inativar a queima de gordura ativando a armazenagem, a pessoa pode gozar de boa saúde e ainda perder peso. 

A média de perda de peso desta dieta pode variar de pessoa para pessoa. Dependendo de quanto peso a pessoa tem que perder e também do grau de resistência metabólica do organismo dela. Para pessoas muito obesas perder mais de 5kg no primeiro mês é mais que normal. Com o tempo o valor vai diminuindo até que a pessoa chegue ao seu peso ideal ou alcance o que chamamos de platô. Se ao chegar ao platô ela ainda não estiver no peso ideal então existem diversas modificações dietéticas que podemos utilizar para colocar esse organismo novamente em dinâmica de emagrecimento.

A prática de exercícios físicos é mais que estimulada. Umas das principais características dos povos isolados é a prática constante de exercícios físicos, principalmente os de alta intensidade. Afinal se você tiver que correr de um tigre, isso com certeza será de alta intensidade não é mesmo?

Por isso os exercícios de alta intensidade intervalados em curtos períodos são os mais recomendados. Além de serem os praticados pelo povos primitivos, estes exercícios são os que tem o maior potencial em aumentar os níveis de hormônio do crescimento e testosterona (hormônios anabólicos para a musculatura) ao mesmo tempo em que aumenta a sensibilidade dos tecidos à insulina e à leptina, levando a baixos níveis de insulina (o que leva à lipólise = perda de gordura) e mais saciedade (que é mediada pela leptina, entre outros hormônios). Alguns exemplos são o treinamento funcional e o spinner.

Pedalar em uma bicicleta ergométrica com toda a força possível por 30 segundos, descansar 5 minutos, e repetir o ciclo mais algumas vezes. Ou correr o mais forte possível por 30 segundos, caminhar ou correr devagar 5 minutos, etc. Exercícios com peso com altas cargas e baixo número de repetições obtêm efeitos similares, e todos eles são exemplos de atividades de alta intensidade.

 É bom lembrar que qualquer exercício é melhor do que o sedentarismo. Mas para a perda de gordura e ganho de massa já é cientificamente comprovado que os exercícios de alta intensidade são os mais recomendados. Os exercícios aeróbicos, a não ser que você goste deles, são muito menos eficazes.

Além disso tudo esta dieta não tem nenhuma restrição. E por isso esta dieta se diferencia  de muitas outras. É uma dieta para o resto da vida, sem contraindicações ou efeitos colaterais, pelo contrário, com muita saúde, disposição, bom humor e principalmente: Perda de peso.

Procure um profissional capacitado e comece a emagrecer hoje!


You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá boa tarde! Me Chamo Paula, tenho 32 anos, peso 68kg em 1.67 gostaria de pesar de 58 a 60kg. Quero muito começa a dieta mas tenho algumas duvidas! existe nessa dieta algum tipo de fase? tipo indução fase 1, fase 2 ... e etc? tem algum tipo de alimento que faz parte da dieta mas que, não deve ser consumido nos primeiros dias? Estou um pouco perdida com relação a isso... por exemplo, repolho é um vegetal calórico posso consumir nos primeiros dias da dieta? aguardo retorno.

    ResponderExcluir