O que é a Dieta Low Carb

14:18:00

Basicamente a dieta low carb é uma dieta de baixa ingestão de carboidratos. Mas isso é só o começo. Se trata muito mais de uma tomada de consciência da importância da alimentação para a saúde e sobre a importância do consumo dos alimentos certos para poder perder peso, e o mais importante, sem passar fome!

Mas Porque? Você me pergunta. Porque uma dieta de baixa ingestão de carboidratos é a dieta que você defende para emagrecimento e vida saudável?

Bom, vamos por partes (Como diria Jack....).

Primeiro é importante ressaltar que a dieta Low Carb não é defendida só por mim. São diversos (irei citar muitos aqui) estudos científicos comprovando a sua eficácia.

Mas em que se baseia esta dieta?

Este quadro explicativo do site Fatopia.org é muito elucidativo!






Basicamente é isso. 

Se você consumir carboidratos você estará armazenando gordura. Tudo isso devido aos picos de insulina que o carboidrato induz no seu organismo.

Por isso os alimentos consumidos em uma Dieta Low Carb são Hipoinsulínicos, ou seja, não estimulam a liberação de insulina, permitindo assim que seu corpo utilize a energia que precisa para sobreviver a partir da sua gordura, através dos corpos cetônicos, logo queimando gordura ;)

Mas consumir carboidrato não é essencial para o meu organismo? Não! Todo o carboidrato que o seu organismo precisa ele pode produzir a partir da gordura ou da proteína, em um processo chamado Gliconeogênese.

Existem sim, aminoácidos e gorduras essenciais, e estas sim devem ser consumidas na dieta. E são estes alimentos, junto com alimentos ricos em vitaminas e minerais que fazem parte da Dieta Low Carb.

Ao fazer uma dieta neste sentido é importante você ter em mente que a sua principal fonte de energia passará a ser os alimentos ricos em gorduras, tanto as saturadas, as monoinsaturadas quanto as poliinsaturadas. A única gordura que realmente deve ser evitada é a gordura hidrogenada, também chamada de gordura trans, que é conseguida pela elevação da temperatura no uso de gorduras vegetais (por isso as frituras são tão prejudiciais) e também no processo industrial para fazer produtos como a margarina (veneno) e outros óleos vegetais refinados que são parcialmente hidrogenados mas prejudicam e muito a saúde.

Por enquanto é só isso, aos poucos irei falando mais sobre esta dieta que vai te deixar mais leve a mais saudável. 

Muita saúde a todos!

You Might Also Like

6 comentários

  1. Eu gostaria de saber qual a quantidade diária de castanha e creme de leite q eu posso ingerir! Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber qual a quantidade diária de castanha e creme de leite q eu posso ingerir! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cybele.

      No próximo vídeo irei falar sobre sua pergunta!

      Fique ligada ;)

      abs
      Turí

      Excluir