O que comer na Dieta Low Carb

Eu poderia ficar horas, dias, até anos dizendo o que não comer na dieta low carb. Mas para simplificar nossa "aula de hoje" vou citar os grupos de alimentos que podem ser comidos. Os que não forem citados, você pode considerar retirados da dieta.


Você vai notar que estão presentes todos os alimentos naturais, ou seja, que vem da natureza, do reino vegetal, mineral e do reino animal. Nada industrializado entra aqui, lembrando que na dieta low carb nós sempre comemos COMIDA DE VERDADE!

Para facilitar confeccionei uma Pirâmide Alimentar Low Carb:


(Clique para ampliar)



Então vamos começar falando sobre a base da dieta:

Frutas e Vegetais Folhosos (Principalmente as brássicas)

Na dieta estes alimentos são os responsáveis pela desintoxicação do organismo. Vivemos em uma sociedade estressada e rodeada de poluição, por isso é importante consumir alimentos saudáveis que auxiliem o corpo a fazer a sua "detox" diariamente. Além disso estes alimentos também são ricos em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes que combatem o envelhecimento e os radicais livres.

Algumas frutas devem ser evitadas por pessoas com problemas de glicemia, principalmente a banana e a melancia. O suco de frutas também causa picos de insulina, e dependendo do objetivo da dieta deve ser evitado. Mas se você não tem nenhum problema de saúde e busca simplesmente emagrecimento e vida saudável, pode comer frutas a vontade. Principalmente o abacate, que além de tudo também é muito saciante.

Carnes, Ovos e Gorduras

Responsáveis principalmente pela nutrição do organismo e pela saciedade, estes alimentos também são ricos em vitaminas, minerais e gorduras saudáveis para o nosso corpo. O legal desta dieta é que você não precisa ficar controlando quantidades, porque os alimentos são muito saciantes e sem você reparar, você estará fazendo uma dieta que pode comer à vontade, e estará comendo menos. Sempre mantenha o foco que a sua principal fonte de energia a partir de agora são as gorduras, tanto as saturadas, quanto as monoinsaturadas e as poliinsaturadas. Lembrando que a única gordura que deve ser evitada é a gordura hidrogena/gorduras trans.


Alimentos fermentados

Por serem previamente "digeridos" estes alimentos são mais facilmente absorvidos pelo organismo, geram mais energia e aumentam a síntese de vitaminas e disponibilidade de aminoácidos livres. Além disso aumentam no equilíbrio da microflora intestinal o que influencia diretamente na saúde do indivíduo. (Irei fazer um futuro post só sobre este assunto).


Oleaginosas

Amêndoas, nozes e castanhas. Ricas em gorduras saudáveis e compostos antioxidantes. Também são muito saciantes. Aproveite ;)

Derivados de Leite

Primeiramente vou explicar por que o leite não está nesta lista. Ele é rico em lactose (açucar) e vai causar picos de insulina quando consumido. Por isso dê preferência aos derivados do leite fermentados, que além de ricos em proteínas, gorduras e minerais também são muito saciantes. Sem contar com os probióticos contidos no iogurte (natural e integral sempre) que auxiliam a sua flora intestinal e se manter saudável, fazendo com que você se mantenha com saúde. Os queijos também são muito bem vindos, quanto mais gordurosos, melhor.

É importante ressaltar que para muitas pessoas o leite e seus derivados podem ser inflamatórios. Cabe ao profissional competente reconhecer ou não esta intolerância do paciente.

Tubérculos de Baixo Índice Glicêmico, cereais e leguminosas

Aqui pode morar muita polêmica. Mas existem pessoas que não estão buscando emagrecimento por exemplo, que podem sim consumir alguns tubérculos, antes da academia por exemplo para ganhar energia. Não que um organismo acostumado com a cetose (queima de gordura como fonte de energia) não tenha energia o bastante, o importante é a pessoa avaliar, junto a um profissional competente, quais os seus objetivos e adaptar a dieta a eles.


Da mesma forma cereais como o arroz integral, e as leguminosas também são ótimos alimentos. Sempre acompanhados de gorduras para nossa fonte de energia devem ser consumidos sim, claro, adaptando ao objetivo de cada um na dieta. Eu mesmo por exemplo, não tenho problemas com peso, e preciso inclusive é de ganhar algum, logo estes alimentos consumo de forma normal.

Uma observação importante é Utilize sempre temperos naturais. Muitos também são ricos em compostos antioxidantes e além de um sabor especial também são capazes de trazer saúde para o organismo.

Para facilitar o entendimento vou dar alguns exemplos de refeições Low Carb para quem que perder peso rápido: Usem sem moderação ;)








Dá fome não dá? Então mãos à obra! ;)


Para mais exemplos de preparações e cardápios Low Carb, acesse: http://maisgorduramenoscarboidratos.com e também 
http://nutridaspanelas.blogspot.com.br/

17 comentários:

  1. Se o leite interfere na dieta low carb, sendo um leite zero lactose, como estes que estão sendo lançados por aí, poderia ser consumido sem prejuízo para a cetose?

    ResponderExcluir
  2. Se o leite interfere na dieta low carb, sendo um leite zero lactose, como estes que estão sendo lançados por aí, poderia ser consumido sem prejuízo para a cetose?

    ResponderExcluir
  3. Adriany, vou me informar sobre este leite e te retorno.

    abs
    Turí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Adriany, ele é 0 lactose pois é feita uma reação com a lactase para diminuir este açúcar mais isto leva a um excesso de glicose e galactose, açúcares menores que também irão interferir na cetose, logo também não pode ser consumido.

      Excluir
    2. Uau, obrigada pelo esclarecimento!

      Excluir
  4. Bom Dia! Estou com uma dúvida... na dieta low carb, não é permitido comer arroz e feijão? Pois vi nos pratos apenas saladas e carnes... Mesmo se o arroz for integral? E for o único carboidrato da refeição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stifanie, depende do seu objetivo de perda de peso. Quanto você precisa perder e em qual velocidade deseja fazer isso. Depende também do seu grau de resistência metabólica. Isso tudo pode ser conversado com o profissional que irá te passar a dieta.

      abs
      Turí

      Excluir
    2. Então Turí, na verdade já fui à nutricionista que me deu uma dieta, mas mesmo assim está difícil perder peso, por isso pensei nessa... Preciso perder 10kg o mais rápido possível...rsrs...
      O maior problema é o tamanho da fome que sinto...rsrs...

      Excluir
    3. Então você tem que encontrar um profissional que trabalhe com esta dieta. Só ela poderá te dar este tipo de resultado.
      abs
      Turí

      Excluir
    4. Uma das características desta dieta é a ausência de fome.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Leite de soja é um veneno. Pesquise como é feito o leite de soja industrializado e vai entender.

      abs
      Turí

      Excluir
  6. Leite não pode, leite de soja é um veneno.
    O que beber então?

    ResponderExcluir
  7. Turi, o queijo tem lactose? No caso da recomendação de comer queijos amarelos, não teria o mesmo problema que tomar leite?

    ResponderExcluir